sábado, 13 de outubro de 2012

O racismo


O racismo ["...es un sistema de desigualdad étnica y racial que las prácticas sociales discriminatorias, incluido el discurso, reproducen em el nivel local (micro) y que las instituciones, organizaciones y relaciones generales entre los grupos reproducen em el nivel global (macro). Las ideologías racistas potencian cognitivamente tal desigualdad." (Van Dijk, 2003, p. 54)].
Conta a lenda que um rico senhor resolveu desfazer-se de todas as suas posses. Levantou-se logo pela manhã e, decidido, convocou os empregados todos. Surpresos com tamanha urgência no chamado, supunham que alguma desgraça havia se abatido sobre o patrão. A esposa e os três filhos não entendiam o que estava acontecendo, mas aceitavam a decisão. Nenhum funcionário recebeu menos que o outro, só os filhos é que tiveram porção maior entre todos. Desfeita a reunião, saíram para a cidade a fim de registrarem em cartório a iniciativa do agora ex-patrão.
Não demorou muito a cidade notou a presença daqueles homens. Repetiram a decisão demonstrando-lhes que a partir daquele momento eles eram proprietários e não mais empregados. A polícia foi chamada para reconduzir aqueles homens e suas famílias ao antigo patrão. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Um texto é sempre inconcluso.